
Principais dúvidas em tratamentos endodônticos!
Principais dúvidas em tratamentos endodônticos!
A Dra Daniela Armaganijan, endodontista da JKL Odontologia, responde as principais dúvidas quando falamos de tratamento endodôntico – o temido tratamento de canal… O que muita gente não sabe é que hoje esse procedimento conta com muitos avanços técnicos e instrumentais que facilitam e diminuem o tempo de tratamento tornando muito tranquilo passar por essa experiência!
Pergunta: Toda dor de dente leva ao tratamento de canal?
Dra Daniela – Não. Nem toda dor de dente significa que será necessário tratamento de canal. Pode ser sensibilidade devido a uma raiz exposta, ou devido a um trauma (como exemplo: contato prematuro) ou ainda por bruxismo. Quando for por algum desses motivos, somente será necessário tirar o motivo que esta causando a dor. Por isso é necessária numa boa avaliação do dentista.
É verdade que o tratamento de canal leva várias sessões e é sempre dolorido?
Dra Daniela – Não. O tratamento de canal pode ser feito em até uma sessão dependendo do caso e não é dolorido. O dente é bem anestesiado, não gerando dor alguma ao paciente. A dor de canal é aquela antes do tratamento, quando o paciente está com pulpite, inflamação do nervo do dente. Uma vez tratado a dor desaparece.
Quais foram as maiores evoluções na área da endodontia nos ultimos tempos?
Dra Daniela – Hoje o tratamento de canal é feito com a utilização de motores que facilitam o tratamento e o tornam mais rápidos. Existem também os localizadores apicais que diminuem a quantidade de radiografias e exposição a radiação.