logo-mini

Diabetes e a Periodontia

Todos nós conhecemos alguém portador de diabetes. A descrição mais comum para entender este mal costuma ser: “ele está com açúcar no sangue”. Esta doença crônica além de elevar os níveis de glicose na circulação sanguínea, pode causar uma série de complicações, e entre elas, a sexta mais comum, a periodontite.

Indivíduos portadores de periodontite apresentam uma alteração no suporte dos dentes e em casos extremos levam à mobilidade e perda do elemento dentário. O processo que ocorre é a reabsorção do osso que sustenta o dente, em linhas gerais, uma infecção bacteriana na raiz dos dentes que em indivíduos susceptíveis, com resposta inflamatória alterada, mantém os níveis de mediadores inflamatórios altos na corrente sanguínea. Esta doença é muitas vezes negligenciada e tem seu diagnóstico tardio, pois geralmente não dói e só pode ser corretamente evidenciada através de sondagem periodontal. O tratamento consiste em raspagem e alisamento radicular além de avaliações periódicas mantendo a doença em inatividade.

A vulnerabilidade a infecções que a diabetes causa devido a alterações na circulação e nas células de defesa aumenta a severidade da doença periodontal, mas também, uma doença periodontal avançada e sem tratamento altera o controle metabólico prejudicando o controle da diabetes.

O fato de estas doenças crônicas influenciarem-se mutuamente já está comprovado cientificamente e cabe ao endocrinologista e o periodontista trabalhar em conjunto para o bem estar do paciente.