
Pericoronarite nos terceiros molares.
Pericoronarite nos terceiros molares.
Em muitos jovens com idade entre 17 e 21 anos pode ocorrer um fenômeno chamado pericoronarite. Isso acontece durante a erupção dos terceiros molares e é caracterizado por inchaço e, em alguns casos mais graves pode acontecer até formação de secreção purulenta na região. A pericoronarite, inflamação da gengiva que recobre esses dentes, gera grande desconforto ao indivíduo.
Sintomas
- dificuldade na abertura e fechamento da boca;
- dor localizada ou irradiada pela mandíbula;
- inchaço local ou na região do pescoço abaixo da mandíbula;
- dores na ATM (articulação têmporo-mandibular).
A pericoronarite pode ser evitada com rigorosa higiene bucal, através da escovação e do uso do fio dental na região dos terceiros molares, evitando o acúmulo de alimentos e placa bacteriana. Além disso, pode ser feito bochecho com enxaguatório bucal.
O tratamento da pericoronarite é realizado pelo cirurgião-dentista. É ele quem vai fazer o correto diagnóstico e determinar o melhor tratamento. Bochechos com anti-sépticos bucais ou a aplicação de água oxigenada 10 volumes fazem parte do tratamento. Para alívio do desconforto e controle da inflamação, pode ser prescrito analgésico e antiinflamatório. Se necessário, ainda, pode ser prescrito antibiótico para controlar a infecção. Quando a inflamação e a infecção estiverem controladas pode ser realizada a remoção do excesso de gengiva que recobre o dente através de procedimento cirúrgico ou até mesmo a extração do dente dependendo da necessidade.